Rota da Cachaça destaca alambique Araci
Rota da Cachaça destaca alambique Araci
Publicado em 17/10/2023 08:37

Alambique localiza no povoado de Araci, área rural de São João Nepomuceno (Fotos: Márcio Sabones/ASCOM)
A Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e Fundação José Luiz Carvalho Nunes (Funzé) apresentam a sequência da produção audiovisual que traz a história, a produção e o patrimônio da cachaça, desta vez, no povoado de Araci (Itui), cerca de 15km da sede municipal.
A equipe da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), junto ao secretário municipal de Cultura, Aldo César Torres, o diretor municipal de Turismo, Élcio Detoni Júnior e o jornalista e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, Márcio Sabones visitaram o alambique, localizado em uma linda propriedade do Sr. Erênio Alves de Castro, que junto a sua família administra a empreendimento.

Um café com o proprietário da fazenda e alambique, Sr. erênio Alves de Castro
Desde 1930, o registro de fabricação da cachaça, com os avôs de Sr. Erênio, o Sr. Olinto Lopes de Faria e dona Maria, os pais, o Sr. Francisco de Souza Castro e dona Maura Alves de Castro, sendo quatro gerações desta família.
Atualmente, o proprietário toca a produção da cachaça junto ás suas filhas, e segundo o Sr. Erênio, mesmo antes da década dos anos 1930, a cachaça já era produzida pela família, porém de forma caseira e consumida naquela região rural.
No vídeo, uma visita a bela fazenda, no espaço disponibilizado para degustação, produção e tonéis da cachaça. A cachaça Araci é vendida em diversos pontos da Zona da Mata mineira e também em algumas outras regiões do Estado e do país, sendo consumida até no exterior.
A Cachaça Araci tem funcionamento de 2ª a 6ª feira, de 7h às 16h, e aos sábados de 7h às 14h, e os interessados podem agendar visitas.
O telefone para contato é (32) 3261 1291 e celular/WhatsApp (32) 9 9963 4261 e 9 9968 9112.
O município de São João Nepomuceno também destaca na produção de cachaça, pois ainda tem registrado outros três alambiques, no distrito de Taruaçu, sendo os sehuintes: “Deixa Vir”, “Taruana” e “Duquesa”.
Veja também:
Funzé lança audiovisual Roteiro das Cachaças de Taruaçu
por ASCOM - Márcio Sabones