SJN prepara para receber delegação Tcheca e Príncipe Dom João
No dia 15 de maio (segunda-feira), chegará a São João uma delegação de Nepomuk, cidade da República Tcheca que é o berço natal do santo padroeiro, São João Nepomuceno, e com a qual nosso município assinou, no ano passado, um acordo de irmanação.
Publicado em 12/05/2017 14:35 - Atualizado em 27/12/2017 11:46
Prefeito de Nepomuk Jiri Svec e Príncipe Dom João estarão em SJN no dia 16 de maio (Imagens: internet)
Banda de Gaita de Foles da Rep. Tcheca (imagem: internet)
Diante da semana em que a cidade de São João Nepomuceno comemora seus 137 anos de emancipação política e data do santo padroeiro, a cidade vive o retorno da Exposição Agropecuária e estará recebendo ilustres visitantes.
No dia 15 de maio (segunda-feira), chegará a São João uma delegação de Nepomuk, cidade da República Tcheca que é o berço natal do santo padroeiro, São João Nepomuceno, e com a qual nosso município assinou, no ano passado, um acordo de irmanação.
Dessa delegação, fará parte o Sr. Jiri Svec, Prefeito de Nepomuk, e também o Pároco de Nepomuk, Jiri Spirik. Também virá o empresário e engenheiro, Sr. Radovan Sochor, proprietário de um conceituado hotel e restaurante de Nepomuk, além de outros representantes da classe política e cultural daquele município tcheco.
Assim como altos representantes diplomáticos tchecos: a Cônsul Geral da República Tcheca em São Paulo, Sra. Pavla Havrlikova, e o Cônsul Honorário do mesmo país em Minas Gerais, Sr. Luiz Augusto Guadalupe. Também estará em nossa cidade para apresentações, a partir do dia 16 de maio, um grupo de música folclórica tcheca, o Mlada Dudacka Musica (ou Banda Jovem de Gaita de Foles), em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, antes do início da procissão de São João Nepomuceno e no Museu Municipal, no dia 17, a partir das 19h.
A cidade garbosa também terá a honra de receber a visita de um membro da Família Imperial brasileira, o Príncipe Dom João de Orléans e Bragança que tem se destacado, no Brasil, como um conhecido fotógrafo, empresário e ativista cultural e ambiental. Dom João, que é bisneto da Princesa Isabel (e, portanto, trineto do Imperador Dom Pedro II, que igualmente já visitou a Cidade Garbosa), tem também uma relação especial com a antiga pátria de São João Nepomuceno.
A delegação de Nepomuk também trará para o município um singelo presente a ser ofertado ao nosso Museu Histórico: uma bela campânula contendo uma amostra da terra do nosso santo padroeiro. E, daqui, terá a oportunidade de levar as impressões resultantes do seu encontro com nossos representantes, artistas, empresários, e com o povo em geral, além de poder conhecer algumas das belas paisagens de nossa terra.
por ASCOM