Programa Educação Conectada é implantado nas escolas municipais
O Programa já está em execução partindo de capacitação e da elaboração de um plano de ação para o município. O Programa possui as seguintes fases e metas:
Publicado em 26/04/2018 08:43
No objetivo de intensificar o atendimento as metas 3, 5 e 7 do Plano Municipal de Educação, o município de São João Nepomuceno aderiu ao Programa de Educação Conectada do Governo Federal.
A Secretaria Municipal de Educação estará avançando na dinâmica educacional. O impacto da tecnologia nas relações pessoais, sociais e econômicas é sensível e dinâmico.
“O tempo todo, somos obrigados a adaptar nossas vidas às transformações da era da informação e do conhecimento, que evolui em grande escala e em ritmo acelerado”, citou a secretária da pasta, Belkis Cavalheiro Furtado.
A Educação – base das competências e das habilidades requeridas pelas novas formas de estudar, de trabalhar, de nos divertirmos – pode ser imensamente beneficiada pela tecnologia. Porém, não basta criar infraestrutura para levar tecnologia às escolas. As práticas pedagógicas devem ser orientadas para a inovação nas salas de aula. Como estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, no qual as metas 5 (itens 5.3, 5.4 e 5.6) e 7 (7.12 e 7.15), por exemplo, contemplam a inovação e a tecnologia como estratégias para atingir os fins educacionais desejados.
Segundo uma visão estratégica, o Programa de Inovação Educação Conectada irá apoiar o desenvolvimento das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A quinta das dez competências gerais da BNCC consiste em “utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.
O Programa já está em execução partindo de capacitação e da elaboração de um plano de ação para o município. O Programa possui as seguintes fases e metas:
O Programa está planejado para ser desenvolvida de 2017 a 2024, contemplando 3 (três) grandes fases: Indução, Expansão e Sustentabilidade, para as quais foram estabelecidas metas relativas ao atendimento a escolas rurais e urbanas e a velocidade pretendida.
Dimensões:
Como base conceitual para o Programa foi considerada a Teoria das 4 dimensões (Four in Balance10), a partir do estudo realizado pelo CIEB, no âmbito do Guia EduTec11 . Entende-se que para assegurar que a tecnologia tenha impacto positivo na educação é necessária uma implementação de forma equilibrada em quatro dimensões:
Visão - A Dimensão de Visão é orientadora do Programa e deve estimular nos estados e municípios o planejamento da inovação e tecnologia como elementos transformadores da educação, promovendo valores como: qualidade, contemporaneidade, melhoria de gestão e equidade, na Dimensão de Visão.
b) Formação - A Formação é uma das três dimensões estruturantes da Política, pela qual o MEC disponibilizará materiais, ofertará formação continuada a professores, gestores e articuladores, e, para incluir o componente tecnológico na formação inicial, articulará com instituições de ensino superior.
Recursos Educacionais Digitais - Por esta Dimensão o MEC disponibilizará acesso a recursos educacionais digitais e incentivará a aquisição e a socialização de recursos entre as redes de ensino.
Infraestrutura - Nesta Dimensão estão previstos investimentos para a ampliação do acesso ao serviço de conectividade e para infraestrutura interna e dispositivos que possibilitem o uso da tecnologia em sala de aula.
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer
Rua Governador Valadares, 138 - Centro
Telefone: (32) 3261 1934
|
Horário de funcionamento:
2ª a 5ª feira: 7h às 11h e 12h30 às 17h
6ª feira: 7h às 11h e 12h30 às 16h
|
Horário de atendimento ao público:
2ª a 6ª feira: 8h às 10h e 13h às 16h
|
por ASCOM e Secretaria de Educação