História
História do município.
Publicado em 23/04/2009 10:00 - Atualizado em 22/01/2026 12:22
Histórico de São João Nepomuceno
São João Nepomuceno é mencionada como uma aplicação ou capela vinculada à freguesia de São Manuel do Pomba em uma carta de 1810 pela qual José Antônio de Mendonça é nomeado Guarda-Mor substituto naquela região.
Bandeira do município de São João Nepomuceno

Brasão do município de São João Nepomuceno

Igreja da Matriz com duas torres
Igreja da Matriz de SJN

Antiga Praça Cel José Brás, atual Praça Dr. Carlos Alves
Estação ferroviária de São João Nepomuceno

Fábrica de Tecidos Sarmento
No entanto, é provável que essa capela primitiva, na verdade, tenha sido um templo particular, existente na fazenda da família Henriques, da qual eram líderes o Padre Jacó Henriques Pereira e seu irmão, o Alferes Manuel Henriques, ambos provenientes de Capela Nova, na antiga vila de Queluz de Minas, hoje Conselheiro Lafaiete, no centro de Minas Gerais.
Uma tradição na cidade conta que a capela de São João Nepomuceno que originou sua atual igreja matriz teve seu lugar de construção determinado pelo encontro de três cavaleiros que, em um dia combinado, saíram de suas respectivas propriedades e dirigiram-se para um ponto de confluência de suas respectivas terras.
Os três cavaleiros foram o já mencionado Guarda-Mor José Antônio Furtado de Mendonça, Antônio Dutra Nicácio e Manuel Rodrigues de Nazaré. Todos os três, alguns anos antes desse suposto encontro, saíram de Capela Nova ou adjacências e instalaram-se em sesmarias próximas à área da cidade que ajudaram a fundar, e eram descendentes de imigrantes açorianos chegados a Minas no início ou em meados do século XVIII.
No dia 27 de novembro de 1815, o Guarda-Mor Furtado e sua esposa doaram dez alqueires de terra para a constituição do patrimônio da "nova capela de São João Nepomuceno". Acredita-se que, somente depois dessa data, é que o templo originário da atual igreja matriz começou a ser erguido, dando origem à atual cidade.
Por este motivo, é possível dizer que o núcleo urbano de São João Nepomuceno foi fundado nesta última data. Para a construção da nova capela, também contaram os esforços do Alferes Domingos Ferreira Marques e Domingos Henriques de Gusmão. Este último era sobrinho do já mencionado Padre Jacó, e filho do Alferes Manuel Henriques.
Uma tradição também conta que foi Domingos Henriques de Gusmão quem teria levado para o novo templo a imagem em madeira do santo tcheco, que primitivamente ficava na ermida de São João Nepomuceno existente na Fazenda do Patrimônio, localizada em Capela Nova e de propriedade de seu tio, o Padre Jacó Henriques. Esta imagem até hoje ocupa uma posição de destaque no altar da atual igreja matriz.
São João Nepomuceno tornou-se oficialmente um distrito de Rio Pomba em 1818. E, ao longo do século XIX, experimentaria uma série de promoções à condição de vila emancipada e de retorno à categoria de distrito, em decorrência das idas e vindas das disputas políticas entre os partidos Liberal e Conservador do Império.
Dessa forma, emancipou-se de Rio Pomba em 1841, para dez anos depois perder sua autonomia e tornar-se um distrito de Mar de Espanha, permanecendo nesta situação de 1851 até 1868, quando voltou a se emancipar. No entanto, a segunda emancipação durou apenas dois anos, pois São João voltou à condição de distrito em 1870, só que, desta vez, de Rio Novo. Até que, em 30 de novembro de 1880, a localidade adquiriu sua emancipação política definitiva.
HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO
Hino Oficial do Município
Hino a São João Nepomuceno
Autoria: Paulo Roberto Barbosa “Paulinho Cri”, através da Lei Municipal nº 3.502, de 2 de setembro de 2022.
Minha garbosa querida
Quanta vida nos ofereceu
Posto que a terra mais rica
Destas Minas Gerais é você
Ordeira comunidade
Te exaltamos num só coração
Hospitaleira cidade
São João, São João!
Montanhas ao luar
Artistas menestréis
Seus filhos tão fiéis
Aclamarão numa só voz
A nós só restará
Um canto ao aceno
Pra sempre hei de amar
São João Nepomuceno.
HINO POPULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO
HINO POPULAR DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO
Autor : Arlindo José dos Santos
Terra São-Joanense querida
Lindo berço que me viu nascer
Minha garbosa florida
Longe de você eu não posso viver.
Seu povo é culto e leal
Nossa cidade é sem igual
Tem lindas morenas
Lourinhas também tem
Seu clima é bom
Sua água nos faz bem
Só não sabe quem vive de déo em déo
Porque francamente
Isto é um pedaço do céu.
HINO DO PADROEIRO SÃO JOÃO NEPOMUCENO
HINO AO PADROEIRO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO
Autoria: Dr. Homero Martins de Oliveira
Eia povo devoto a caminho
Deste Santo querido ao aceno
Vamos todos levar nosso preito
A São João, a São João Nepomuceno
Salve, ó Santo tão bondoso
Salve, ó guia tão sereno
Padroeiro tão piedoso
São João Nepomuceno
Nossa vida será mais tranquila
Toda cheia de flores e luz
Se nós formos pedir, doce abrigo
A este santo, que morreu por Jesus
Salve, ó Santo tão bondoso
Salve, ó guia tão sereno
Padroeiro tão piedoso
São João Nepomuceno
Veja mais:
Clique aqui e veja a Lei 2.681 de 11 de maio de 2010 que instituiu a data de fundação do município como supostamente sendo o 1º de abril de 1841 (OBS: esta lei foi derrogada, ou parcialmente revogada, tendo o seu principal artigo – o 1º – suprimido pela Lei 3000 de 18 de maio de 2015; ver abaixo)
Fundação do Município é debatida em Audiência Pública da Câmara
Clique aqui e veja Lei 3.000 de 18 de maio de 2015 - Derroga a lei nº 2.681 de 11 de maio de 2010
Arte da Conversa com Luís Pontes - História da Fundação do Município
por ASCOM por Luís Pontes