Alunos são-joanenses do curso de língua tcheca conhecem país europeu
Alunos são-joanenses do curso de língua tcheca conhecem país europeu
Publicado em 20/10/2022 14:29

Alunos nas ruínas do monastério que São João Nepomuceno estudou na adolescência, na Vila de Klaster, em Nepomuk (Fotos: Márcio Sabones e Pavel Motejzik)
Entre os dias 9 a 17 de outubro de 2022, os alunos do curso de tcheco promovido pela Prefeitura de Nepomuk (Rep. Tcheca), estiveram em viagem internacional para conhecer a terra natal do santo padroeiro, São João Nepomuceno, em Nepomuk, na República Tcheca, no leste europeu e cidade-irmã de nossa garbosa.
Em complemento a este projeto entre as Prefeituras de São João Nepomuceno e Nepomuk, os alunos que obtiveram os melhores desempenhos foram contemplados com bilhetes de passagem ida e volta para o país europeu, no objetivo de aperfeiçoar o idioma e conhecer a cultura tcheca.
Os alunos Thiago Vitói Ghetti, Lucas dos Santos Duarte, César Cruz Pereira Souza e Matheus de Freitas Itaborahy (este arcou suas despesas com recursos privados) foram os que mais se destacaram no curso de tcheco, realizado no ano de 2019, quando ainda estavam cursando o Ensino Médio, mas devido a pandemia do COVID-19, o atraso para este ano, e atualmente todos estão cursando faculdades de Medicina, Direito, Letras e Farmácia respectivamente. Matheus
Na oportunidade, os alunos foram recepcionados de forma elogiável pelo ex-secretário de Cultura e atual vice-prefeito de Nepomuk, Pavel Motejzik e sua equipe, onde conheceram a cidade de Nepomuk e seus Museus (Municipal, São João Nepomuceno, Veteránus e da exposição de arte), o castelo de Nepomuk, fábrica de cerveja da Zlatá Kráva, a Igreja de São João Nepomuceno, local onde nasceu o santo padroeiro e ainda acompanharam a santa missa de domingo.

Bosque em Nepomuk abriga memorial de 2ª guerra mundial
Também tiveram a chance de conhecer cidades da região como Blatná (igrejas e o castelo), Pilzen (zoológico, catedral, fábrica da cerveja Pilsner) e a capital Praga (castelo de Praga, catedral de São Vito, ponte Carlos, onde localiza a imagem e o marco do lançamento do corpo de São João Nepomuceno, além do Museu imperial e a torre de Pólvora.

Ponte Carlos e Torre de Pólvora, em Praga, capital da República Tcheca
Durante a permanência dos alunos no país, eles puderam colocar os aprendizados em prática e foram elogiados pelos anfitriões pelo desempenho no idioma, educação e gentileza. A professora do curso online, a tcheca Jana Conceição, fez elogios ao aprendizado dos alunos.
“Estou muito feliz de recebê-los em nosso país. Fomos muito bem recebidos no Brasil também. Amamos a cidade de vocês, nossa co-irmã São João Nepomuceno. Os meninos estão me impressionando com o que já sabem de tcheco, pois muitas frases e situações da língua, eu percebi que eles pesquisaram ainda além do curso que apliquei para utilizar aqui com a gente. Isso demonstra que valeu a pena o projeto”, comentou a professora.

Saída em São João Nepomuceno
Junto aos alunos, o diretor municipal de Cultura, Aldo César Torres, o chefe do Departamento de Turismo, técnico de filmagens e produtor de documentário, Élcio Júnior Detone e o jornalista da ASCOM (Assessoria de Comunicação), ator e diretor de teatro, Márcio Sabones. Este que levou um trabalho teatral (mudo) para as crianças da Escola de Nepomuk, de nome “Dundun”. A pesquisadora da história do santo padroeiro, Maria do Carmo Sobreira também esteve presente na comitiva, onde recebeu homenagem daquela cidade.
NOITE DE HOMENAGENS E CULTURA
Na noite do sábado (15/10), o prefeito municipal de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva, o secretário municipal de Governo, Ricardo Itaborahy Soares e a pesquisadora Maria do Carmo Sobreira receberam das autoridades locais, a medalha de honras de Nepomuk, em reconhecimento e agradecimento daquela cidade pelos esforços e dedicação à memória de São João Nepomuceno, o mártir da confissão.

Prefeito Ernandes recebe medalha de honra
Uma entrega de sensibilidade aos serviços prestados pelos homenageados por muitos anos. Ao prefeito Ernandes por acreditar e manter uma parceria com a cidade-irmã, ao Ricardo e Maria do Carmo pelo amor, devoção e acreditarem no processo de irmanação entre as duas cidades.

Secretário de governo e presidente da FUNZÉ, Ricardo Itaboirahy recebe medalha

Pesquisadora Maria do Carmo Sobreira recebe medalha
Ainda no evento, Ricardo Itaborahy representou a Associação da Divinba Misericórdia para receber uma doação da Escola de Nepomuk ao projeto Semente. Na visita dos tchecos no mês de setembro, eles conheceram o projeto em São João Nepomuceno e ficaram encantados com os trabalhos desempenhados para acolher às crianças.
Assim, alunos, alunas, professores e servidores do educandário promoveram vendas de biscoitos e arrecadaram um montante para o projeto são-joanense. A iniciativa emocionou todos e todas que comparecer para o evento.
Na sequência, apresentações musicais com o Coral tcheco, o grupo de polka Pšenicky e com os são-joanenses Ricardo Itaborahy (teclados) e Cleverson Cabral (voz) junto ao Coral tcheco na execução do hino do padroeiro na língua portuguesa.
O prefeito Ernandes fez a entrega de um estandarte do santo padroeiro a direção do Museu de São João Nepomuceno, um momento de emoção e gratidão. (GALERIA DE FOTOS ABAIXO)
por ASCOM - Márcio Sabones