HEMODIÁLISE: CONCLUSÃO DAS OBRAS
HEMODIÁLISE: CONCLUSÃO DAS OBRAS
Publicado em 19/12/2025 17:25
Estrutura está pronta e, para o início do funcionamento, faltam apenas liberações burocráticas
dos órgãos estaduais e alguns retoques pontuais
A Prefeitura de São João Nepomuceno anuncia que, nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, as obras do setor de Hemodiálise do Hospital São João foram concluídas dentro do cronograma previsto para este ano, marcando um dos investimentos mais importantes da história recente da saúde do município.
Desde o lançamento da pedra fundamental, no final de 2023, e o início efetivo das obras em 2024, foram quase R$ 4 milhões investidos para tornar realidade um serviço que representa dignidade, cuidado e mais qualidade de vida para dezenas de pacientes que, até então, precisavam se deslocar para outros municípios para realizar o tratamento.
Ao longo de 2025, o projeto avançou para sua fase final com a instalação das cadeiras de hemodiálise, filtros, divisões físicas dos ambientes, além da completa execução das partes elétrica e hidráulica. O setor conta com reservatório de água específico, caixas d’água e purificadores próprios, além de um moderno sistema de osmose reversa, fundamental para garantir a qualidade da água utilizada nos procedimentos de hemodiálise.
A estrutura inclui ainda diversas salas, consultórios e áreas técnicas exigidas pelas normas sanitárias, assegurando segurança, conforto e eficiência para pacientes e profissionais de saúde.
De acordo com o gerente do Hospital São João, Willian Assis, as obras estão 97% concluídas, restando apenas pequenos detalhes finais, como a instalação de algumas luminárias e retoques pontuais, que não interferem nos próximos passos do projeto. Para o funcionamento efetivo do serviço, falta agora apenas a liberação da Vigilância Sanitária Estadual e a autorização da Secretaria de Estado de Saúde, etapas burocráticas indispensáveis para o início das atividades.
A concretização dessa grande obra só foi possível graças ao empenho conjunto do Poder Executivo Municipal, que buscou recursos junto a deputados, utilizou recursos próprios e contou com o comprometimento do Hospital São João, que também contribuiu com economias e gestão responsável para viabilizar o investimento.
O ano de 2025 marca um período extremamente positivo para o Hospital São João. Além da conclusão da hemodiálise, houve avanços significativos na qualidade dos atendimentos e procedimentos, a estruturação do setor pediátrico, a ampliação do quadro de médicos — chegando, em momentos críticos da epidemia de dengue, a contar com três médicos simultaneamente no Pronto Atendimento Médico — e o fortalecimento de toda a equipe multiprofissional, envolvendo enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe administrativa e de limpeza.
Outro destaque foi o funcionamento pleno do tomógrafo, que ampliou de forma expressiva a capacidade diagnóstica do hospital, oferecendo exames fundamentais para a população, com mais agilidade e precisão.
A conclusão das obras da hemodiálise representa mais do que a entrega de uma estrutura física: simboliza um compromisso contínuo com a saúde pública, com o cuidado humanizado e com o futuro de São João Nepomuceno. A Prefeitura reafirma seu empenho em seguir avançando, fortalecendo o Hospital São João e garantindo que a população tenha acesso a serviços de saúde cada vez mais completos, modernos e próximos de casa.
por DECOM - Israel Malthik