Novo chefe de Instrução do Tiro de Guerra é apresentado ao Executivo Municipal
Novo chefe de Instrução do Tiro de Guerra é apresentado ao Executivo Municipal
Publicado em 18/12/2025 14:05

Encontro aconteceu no gabinete municipal (Fotos: Gustavo torres/DECOM)
Na manhã dessa quinta-feira (18/12), o prefeito municipal Antônio José da Costa “Tony Calegaro”, o vice-prefeito Ricardo Itaborahy Soares e o secretário municipal de Governo, Isaías Sporch de Freitas recepcionaram o futuro chefe de instrução do Tiro de Guerra 04-023, o 1º Sargento Marcelo Augusto de Oliveira, junto ao atual Chefe de Instrução, o 1º Sargento Rodrigo Guilherme Pereira de Aquino, que estará encerrando o ciclo em São João Nepomuceno, no dia 9 de janeiro de 2026.
Depois de 3 anos de atividades no TG 04-023, nos anos 2023, 2024 e 2025, o 1º Sargento Aquino apresentou seu sucessor, ao Executivo Municipal, sendo um encontro oficial entre os representantes, e oportunidade para uma conversa sobre os trabalhos que serão aplicados no próximo ano.
O prefeito Tony agradeceu e elogiou o excelente trabalho desempenhado pelo 1º Sargento Aquino durante sua permanência no Município, e assumiu o compromisso de parceria com o quartel são-joanense, no qual também é diretor.
A posse do novo chefe de instrução do Tiro de Guerra 04-023, de São João Nepomuceno, o 1º Sargento Marcelo Augusto de Oliveira será no dia 9 de janeiro de 2026 (6ª feira), às 10h, no Museu Municipal.

Novo chefe de instrução, 1º Sargento Marcelo Augusto de Oliveira e prefeito Tony
SOBRE O NOVO CHEFE DE INSTRUÇÃO DO TIRO DE GUERRA
Ao ser nomeado para o cargo de Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 04-023 - São João Nepomuceno, o Primeiro-Sargento Marcelo Augusto de Oliveira exercia o cargo de Monitor do Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada no município de Resende, no estado do Rio de Janeiro.
O militar foi promovido à atual graduação em 1º de junho de 2021.
Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, nascido em 20 de dezembro de 1986, é filho de Luiz Antônio de Oliveira e Silvana Maria Leite de Oliveira.
Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 7 de fevereiro de 2005, na Escola de Sargentos das Armas, sediada em Três Corações, Minas Gerais.
Em 25 de novembro de 2005, foi promovido à graduação de Terceiro-Sargento da Arma de Infantaria, após concluir com êxito o Curso de Formação de Sargentos, sendo classificado no 57º Batalhão de Infantaria Motorizado Escola – Regimento Escola de Infantaria, na guarnição do Rio de Janeiro, onde desempenhou, entre outras atribuições, as funções de Sargenteante, Instrutor do Curso de Formação de Cabos e Auxiliar de Operações da 3ª Seção.
Em 10 de novembro de 2010, foi movimentado para o 51º Batalhão de Infantaria de Selva, em Altamira, no estado do Pará, onde exerceu a função de Auxiliar da Fiscalização Administrativa, sendo promovido, em 1º de junho de 2013, à graduação de Segundo-Sargento.
No final do ano de 2013, foi transferido para a Academia Militar das Agulhas Negras, onde desempenhou, principalmente, as funções de Auxiliar de Pessoal do Batalhão Agulhas Negras e Monitor do Corpo de Cadetes.
Em 4 de dezembro de 2015, concluiu com aproveitamento o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, na guarnição de Cruz Alta, Rio Grande do Sul.
O Primeiro-Sargento Marcelo Augusto é bacharel em Administração, com pós-graduado lato sensu em Administração Pública.
Ao longo de sua carreira, foi agraciado com as seguintes condecorações: Medalha Corpo de Tropa com Passador de Prata, Medalha Militar de Prata, Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Bronze, Medalha Marechal José Pessôa – O Idealizador da AMAN e Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Bronze.
É casado com a senhora Natália, pai de Alice, e aguarda, para o início de 2026, o nascimento de seu segundo filho, Samuel.”
por DECOM - Márcio Heleno Silva (Sabones)