8 DE JULHO: Dia do padeiro. Conheça história do padeiro Rodrigo
8 DE JULHO: Dia do padeiro. Conheça história do padeiro Rodrigo
Publicado em 08/07/2025 15:26
O Dia do Padeiro é comemorado em 8 de julho. Essa data também é conhecida como Dia do Panificador e celebra os profissionais que se dedicam à produção do pão, um alimento tão presente no dia a dia das pessoas.
A Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno parabeniza todos(as) profissionais desta importante profissão, em especial, aos padeiros são-joanenses.
Entre eles, temos a alegria de destacar uma história de superação e vitória. O padeiro Rodrigo, que trabalha na Padaria do Samaritano, no centro da cidade.

Rodrigo é padeiro na Padaria do Samaritano
Rodrigo é um exemplo de superação e dedicação, pois há alguns anos, entrava no Centro de Recuperação Samaritano, no bairro São Cristóvão (Benetti), para reabilitação. Durante o período de internação (seis meses), entre as atividades diversas que os atendidos praticam naquela casa, o rapaz mostrava talento para a cozinha.
E como, o local dispõe de um forno para assar pães, o aprendizado para padeiro fez com que, mesmo saindo da internação, Rodrigo continuasse nos trabalhos do Centro Samaritano, até ser admitido como um dos padeiros da confeitaria da instituição.
Atualmente, a Padaria do Samaritano conta com sete colaboradores, sendo quase que a metade, de ex internos que tiveram a oportunidade de reabilitação e um emprego de carteira assinada.
Rodrigo é um dos padeiros, ao lado de Marcelo, este já é padeiro por alguns anos na cidade, e juntos produzem delícias oferecidas pela padaria.
Em entrevista com Marcelo Lamas, diretor do Centro de Recuperação Samaritano, a informação de que as contas da padaria (salários, luz, água, etc) são pagas com as vendas, e o lucro é todo voltado para a Instituição. A padaria já está em atividade por dois anos e seis meses.

Centro de Recuperação Samaritano
O Centro de Recuperação Samaritano está em atividade por 9 anos e atende 40 homens, que permanecem por seis meses para reabilitação, no local que oferece estadia, alimentação, orientação espiritual, práticas agrícolas, piscicultura, culinárias, práticas esportivas, entre outras que colaboram para o aprendizado e desenvolvimento de cada interno.
Cerca de 30% dos atendidos no Centro de Recuperação Samaritano são homens de outras cidades da região.
O local tem o apoio de infraestrutura da Prefeitura Municipal, através de convênios, para emendas parlamentares para equipamentos, além de doações e ajudas (empresas, comércio e amigos), assim conseguindo atender da melhor maneira, os internos.
Através deste trabalho de caridade, perseverança e amos ao próximo, o personagem deste dia tão especial é Rodrigo, um padeiro que venceu e vence na vida.
por DECOM - Márcio Heleno Silva (Sabones)